Turismo

                                      Praia da Joaquina em Florianópolis

Antes chamada de Praia do Campeche, a Praia da Joaquina é uma das mais belas praias do Brasil. Situada na cidade de Florianópolis, ao leste da Ilha de Santa Catarina, a praia possui boas ondas e já foi palco de vários campeonatos de surf.

Graças a sua excelente infra-estrutura, que abriga vários restaurantes, hotéis e estacionamentos privados, a praia atrai um público de várias idades, com destaque para os jovens que gostam de surfar e prezam por ondas mais agitadas.
A praia, também apelidada de “Joaca”, foi ficando famosa a partir dos anos 70, quando surfistas descobriram o pontencial do mar do local para a prática do esporte. Além do mar, um dos grandes destaques da praia são as dunas, onde o Sandboard é praticado. As pranchas para a execução da atividade podem ser alugadas no local.


As rochas, no lado esquerdo da praia, e a iluminação noturna magnífica, são também um dos marcos dessa belíssima praia.







Barra Velha



Um dos balneários mais procurados durante o verão pela beleza das praias, Barra Velha é conhecida também pela rotina de cidade pesqueira e pelo espetáculo dos barcos na areia ao amanhecer.


Historia
Apesar de ser caminho das expedições de exploração européias, Barra Velha só foi colonizada a partir de 1812, graças à pesca da baleia e à vinda dos primeiros imigrantes açorianos. Mais importante reduto de pesca da baleia do litoral catarinense, a cidade já pertenceu a São Francisco do Sul, sendo elevada a distrito em 1861. Sua emancipação política só aconteceu 100 anos depois.

Turismo
Barra Velha é um dos balneários mais procurados durante o verão pela beleza de suas praias e pela ótima infra-estrutura, mas os diversos eventos promovidos ao longo do ano atraem turistas em qualquer época. Acordar cedo para ver o raiar do sol na Praia Central - onde os barcos formam um bonito e colorido visual ao retornarem do mar, carregados de peixes e camarões frescos, é sempre um bom programa.

Praia - A Praia Central é a principal da cidade e uma das mais freqüentadas, mas a que tem melhor infra-estrutura e a mais badalada é a Praia de Itajuba, de ondas fortes, próprias para a prática de surf. Outras praias concorridas são: a Praia da Península, paralela à lagoa e palco de movimentadas gincanas de pesca; a Praia do Tabuleiro, preferida dos surfistas; as praias das Pedras Negras e das Pedras Brancas, localizadas num escarpado com divisão natural de cores, fenômeno raro no litoral brasileiro, e a Praia do Grant, antigo refúgio de corsários e piratas.

Natureza - A Lagoa de Barra Velha, paralela ao mar, com 6km de extensão, forma uma península de 200m de largura e é o paraíso dos pescadores pela fartura de peixe. Trata-se de um belo recanto ao ar livre, com águas calmas e boas para esportes aquáticos. A Barra da Lagoa, encontro das águas do rio Itapocu com o mar, é um local de exuberante natureza, também ideal para pesca.
Patrimônio Histórico - Conta-se que há muito tempo, numa noite de São João, um barco afundou na costa de Barra Velha e os náufragos se salvaram graças à fogueira montada na areia da praia, que lhes serviu como orientação. Em agradecimento, construíram a Igreja de Pedra para o povoado.



Patrimônio Histórico - Conta-se que há muito tempo, numa noite de São João, um barco afundou na costa de Barra Velha e os náufragos se salvaram graças à fogueira montada na areia da praia, que lhes serviu como orientação. Em agradecimento, construíram a Igreja de Pedra para o povoado.

Cultura - Para quem vai à cidade, vale visitar o Morro do Cristo, a Sereia do Costão, o Cruzeiro dos Náufragos – onde houve um naufrágio de combatentes da Guerra do Paraguai, em 1865 –, o Monumento do Pescador, a Estátua de Iemanjá e a da Índia Mani, uma homenagem aos índios carijós, esculpida pelo artista José Cristóvão Batista.

Eventos - Milhares de turistas visitam a cidade por causa de festas como a de Nossa Senhora dos Navegantes, com procissão marítima, em fevereiro; a do Divino Espírito Santo, maior evento da cidade, entre maio e junho; e a FENAPIR, Festa Nacional do Pirão, criada para enaltecer um dos pratos típicos da região.
Infra-estrutura turística - Barra Velha é um dos balneários mais procurados do litoral norte, graças a suas belas praias. Tem boa rede hoteleira, uma das maiores do norte do Estado, com 12 hotéis e mais de 1.300 leitos, além de restaurantes e toda infra-estrutura.





Itajaí
Historia
A colonização de Itajaí começou com a chegada do paulista João Dias D’Arzão, em 1658. Em 1750, o desembarque de uma nova leva de imigrantes das ilhas da Madeira e dos Açores - que se espalhou ao longo de toda a costa, de Laguna a São Francisco do Sul - traz novo ânimo à cidade. Mas foi somente a partir de 1823 que o povoado começou a se organizar: ganhou uma capela, um cemitério e a primeira escola, em 1835. O município de Itajaí foi oficialmente reconhecido em 1860. Muito antes da fundação do povoado, navios já atracavam no Porto de Itajaí, que desde aquela época tem sido a principal fonte econômica da região.

Turismo
Porto de chegada dos primeiros imigrantes alemães e italianos para o Vale do Itajaí, a cidade recebeu ainda forte presença açoriana na sua formação. Localidade portuária, tem no porto - quatro berços de atracação de navios e um cais de 592m de extensão, ao longo do rio Itajaí-Açu - e na presença do único píer exclusivamente turístico do País seus maiores atrativos. Sua posição geográfica e a proximidade dos grandes pólos têxteis do Estado, sem falar no Beto Carrero World, colocam Itajaí em posição privilegiada para receber turistas durante todo o ano.

Praia - Algumas das praias mais sofisticadas de Santa Catarina encontram-se em Itajaí, como a Praia de Cabeçudas, totalmente urbanizada e considerada uma das mais elegantes do sul do País. É palco de competições de vôo livre e iatismo e de suas areias pode-se avistar o Farol de Cabeçudas. Erguido em uma coluna de ferro e balaustrada exterior, exibe luz branca em lampejos de 30 em 30 segundos, permitindo visibilidade de até 12 milhas. Visite também a Praia do Atalaia, muito procurada pelos surfistas; a Praia do Jeremias, ideal para banhos; a Praia do Morcego, que concentra grande quantidade de iodo, favorecendo a cura de distúrbios respiratórios e digestivos; a Praia Brava, que tem uma larga faixa de areias brancas e águas límpidas. A Praia dos Amores, ao pé do Morro do Careca, tem uma plataforma de 160m de altura e que é utilizada para a prática do vôo livre.

História e Cultura - Colonizada por portugueses açorianos, a cidade guarda na arquitetura a lembrança dos colonizadores. Visite a Igreja Imaculada Conceição, construída em 1824, em cujo interior encontram-se belas obras de arte. Vá também à Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, erguida em 1955, o maior monumento artístico e cultural da cidade. Sua arquitetura conta com elementos românticos e góticos e em seu interior existem belas pinturas dos artistas italianos Emílio Lessa e Aldo Locatelli. Outros destaques são o Museu Histórico, edificado em 1925 para abrigar o Paço Municipal; a Casa da Cultura Dide Brandão, inaugurada em 1982 para desenvolver atividades culturais; o Mercado Público Municipal e o Centro de Cultura Popular, de 1917, que ainda preservam a originalidade e beleza arquitetônica e chamam a atenção de quem aprecia produtos naturais, cestaria e cerâmica, bijuterias e artesanato. Vá também ao Herbário Barbosa Rodrigues, instituição cultural e científica fundada em 1932 pelo botânico e padre Raulino Reitz, e ao Saco da Fazenda, criadouro natural de lagosta, camarão, siri e de grande variedade de peixes. Garças, gaivotas e outros pássaros sobrevoam constantemente o local à procura de alimento.

Eventos - A Marejada é a maior festa portuguesa do Brasil. Realizada todos os anos no mês de outubro, integra o Circuito das Oktoberfest de Santa Catarina. Foi criada para reviver a riqueza das tradições dos açorianos que colonizaram a cidade. Em 15 dias de festa, a cidade fervilha com shows de fado, danças folclóricas, bandas típicas, culinária de frutos-do-mar, vinhos e cerveja. Vale experimentar a culinária típica portuguesa, o caldo verde, bolinhos de bacalhau, tremoços... e os doces irresistíveis.

Natureza - Vá ao Morro da Cruz, praticamente no centro, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade e do encontro do rio Itajaí com o mar. Não esqueça de visitar o Bico do Papagaio, esculpido aleatoriamente pela explosão das rochas para abertura da estrada, e a Caverna do Morcego, a 7km do centro da cidade, localizada no Morro do Farol. Há poucos anos foi encontrado no local um sambaqui, prova de que a caverna foi utilizada pelos índios, séculos atrás.

Infra-estrutura turística - A cidade conta com excelente infra-estrutura turística, com hotéis de categoria superior, áreas de lazer, estacionamentos, comércio, shoppings, cinema, vida noturna agitada, boa rede gastronômica e galerias de arte. Fica a menos de 10km do Balneário Camboriú.